Moda Documenta | 2011

1o Seminário Moda Documenta | 2011

 

O 1o Seminário Moda Documenta aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2011, na Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Naquelas três tardes foram discutidos conceitos e fundamentos gerais do museu moderno e contemporâneo, do lugar da memória, mais precisamente da problemática da preservação dos patrimônios históricos e culturais. E como a moda foi parar no museu. Trazendo debates a respeito da necessidade de definirmos nossa missão, objetivarmos nosso projeto e, enfim, criarmos nosso museu.

Após serem trazidos, no primeiro e no segundo dia do evento, os fundamentos iniciais e as experiências com acervos, o terceiro dia proporcionou-nos, graças à contribuição de especialistas no assunto, caminhos possíveis para operacionalizarmos nosso projeto de criação de um museu digital, que tenha, ao mesmo tempo, o embasamento acadêmico, o compromisso com a dinâmica local e a garantia de vários níveis de interatividade. Também nesse dia discutimos sobre possíveis estratégias de buscarmos fomentos, incentivos e patrocínios para a realização do Projeto MIMo.

O Evento foi concebido por Márcia Merlo e Kathia Castilho, no dia 05 de janeiro de 2011, quando as professoras conversavam sobre a construção do MIMo. Após a 1ª Reunião Aberta do MIMo, ocorrida em 23 de março de 2011, fortaleceu-se a ideia de organizarmos um Seminário voltado para a discussão de Museus, Museologia e Cultura Material na era digital.

Confira a programação | Álbum de fotos