Moda Documenta I 2015

5o Seminário Moda Documenta | 2o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda – 2015

 

Entre os dias 12 e 14 de maio ocorreu, na cidade de São Paulo, o 5o Seminário Moda Documenta e o 2o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda.

A edição de 2015 propõe o tema geral Traje e memória: acervos, narrativas, design e tecnologias.  Isto porque entende-se que cada vez mais se torna necessário registrar e difundir o que vem sendo feito e pensado sobre os trajes. Buscamos entender como os modos de vestir e viver podem apresentar singularidades, tendo na moda um mecanismo de produção simbólica e diversidade cultural. Ainda, procuramos entender aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos e estéticos contidos na produção dos têxteis, na criação da indumentária e da moda, além de outras apropriações possíveis desveladas no uso das roupas, de forma a trazer para o universo acadêmico e em âmbito geral, um panorama complexo de práticas socioculturais em torno da Moda, em sua múltipla dimensão.

Tivemos participação internacional de Daniela Calanca e Dino Buzzetti – da Universitàdi Bologna, e, de José Maria Paz Gago – da Universidade da Coruña. Contamos com a presença e apresentação de trabalhos de pesquisadores – professores e estudantes – de instituições de ensino e pesquisa públicas e particulares, de vários estados do Brasil e de fora dele:  Universidade de Buenos Aires e Universidade de Salamanca, além de profissionais de museus de vários estados do país.

A programação do Moda Documenta contou com grandes nomes da história da moda no Brasil, entre acadêmicos e profissionais que têm travado uma verdadeira luta pela memória do patrimônio cultural no país: João Braga, Hildegard Angel, Beth Filipecki, Maria Cecília França Lourenço, Kathia Castilho, Marília Salgado, Renata Motta, Toninho Macedo, Ricardo Oliveros, Jô Souza, Julia Vidal, Teresa Cristina Toledo de Paula, Aline Bougleux, Ilma Vilasbôas, Rita Andrade, Maria de Fátima Mattos, Sylvia Rodrigues, Millard Schisler, Maria Cristina Merlo.

O Moda Documenta 2015 aconteceu na Faculdade Santa Marcelina – Campus Perdizes, na cidade de São Paulo. A FASM atuou como parceira do evento.

Ainda contamos com a parceria da Abepem (Associação Brasileira de Pesquisadores de Moda). Foram nossos apoiadores culturais: Editora Estação das Letras e Cores, Confeitaria Cultural, Elias Gomes Fotografia, CultureLab – Assessoria de Imprensa, Museu da Língua Portuguesa e Tendere.

Na edição de 2015 recebemos o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

Confira a programação | Álbum de fotos