Envio de trabalhos

Participe do 4o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda enviando o seu trabalho para uma das modalidades do congresso: artigo ou painel digital (também conhecido como pôster científico).

O envio de trabalhos para o Congresso está relacionado à produção de pesquisas orientadas por professoras ou professores. Seguem os detalhes para as duas modalidades disponíveis:

1. Artigo

Nessa categoria, enquadram-se os trabalhos realizados por profissionais de galerias de arte, bibliotecas, tecitecas, instituições museológicas e/ou arquivísticas, professores ou estudantes de pós-graduação stricto sensu com pesquisas em andamento ou concluídas; e que possam ser apresentadas em formato de artigo científico completo. Casos discrepantes ao indicado anteriormente serão discutidos e avaliados pela Direção Científica do Congresso.

Os trabalhos que atendam às exigências da Direção Científica e que forem aprovados pelo Comitê Científico do Congresso serão apresentados nos Grupos de Trabalhos (GTs) correspondentes ao escopo do artigo.

Observação: o Grupo de Trabalho será selecionado pelo(a) autor(a) no ato do envio do artigo e deverá estar relacionada ao escopo do mesmo. Portanto, para enviar o seu trabalho para o GT  mais adequado deverá conhecer as propostas do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda.

 

2. Painel Digital

O Painel Digital é destinado para a apresentação de trabalhos já concluídos de estudantes da graduação, pós-graduação lato sensu que tenham como foco de pesquisa acervos físico, digitais ou físico digitais de indumentária e moda, sendo, portanto trabalhos com autoria do(a) estudante sem a co-autoria do(a) orientador(a)*. Aos trabalhos concluídos de Iniciação Científica o(a) orientador(a) é autor(a) do painel junto ao estudante.

Enquadram-se também os trabalhos realizados por profissionais que não estejam vinculados à instituições museológicas e/ou acadêmicas. O trabalho deverá ser enviado em forma de painel digital (em formato de poster – vide modelo na área Envio dos Trabalhos, no site www.modadocumenta.com.br). Se enviado e aprovado, o painel digital será apresentado na sessão técnica do congresso.

*O nome do orientador e a instituição de ensino e pesquisa deverão ser mencionados no trabalho.

No caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail modadocumenta@modadocumenta.com.br, com cópia para marcia@mimo.org.br

 

Observações:

  •  Cada autor poderá inscrever no máximo dois (2) trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria de coautoria;
  • Os artigos científicos ou painel digital devem seguir rigorosamente o formato exigido pelo Congresso;
  • Todos os autores, tanto do artigo científico quanto do painel digital, deverão estar inscritos no Moda Documenta e deverão apresentar seu(s) trabalho(s) no(s) Grupo(s) de Trabalho(s) ou na Sessão Técnica:Painel Digital. Somente receberão certificados quem cumprir com esta condição. A entrega do certificado está condicionada a apresentação pública do trabalho, assim como sua publicação nos Anais do Congresso.;
  • As inscrições e envio dos artigos e painéis digitais serão realizados pela plataforma disponibilizada no site do Moda Documenta;
  • Antes de enviar os trabalhos, certifique-se de que os arquivos não estejam infectados com vírus, examinando-os cuidadosamente, com antivírus atualizado.
  • Fique atenta(o)! Leia também as diretrizes específicas para o envio de artigo ou de painel digital, que encontram-se descritas após a descrição dos Grupos de Trabalhos e Sessão Técnica.
  • O(a) autor(a) é aquele que pesquisa e responde por sua produção. No caso de relato de pesquisa que tiver auxílio de alunos graduandos ou pós-graduados, estes deverão ser mencionados em nota de rodapé e não como coautores. Quando o trabalho for de um aluno de Iniciação Científica concluída ou pós-graduando, o orientador e a instituição deverão ser mencionados: a) no artigo científico deverão constar em nota de rodapé; b) no painel digital, abaixo das Referências;
  • As mesmas indicações para o envio dos artigos científicos (normas, avaliação e apresentação) recaem sobre o envio do painel digital, no entanto, o formato é outro (vide template) e esta categoria é destinada aos graduandos com projetos de Iniciação Científica concluídos, estudantes de pós-graduação lato sensu e profissionais de museus, tecitecas, galerias e outros que queiram divulgar seu trabalho.
  • Trabalhos que não atendam a essas exigências serão excluídos;
  • Solicita-se que acompanhem continuamente o site do Moda Documenta e sua página no Facebook.

 

 

DIRETRIZES PARA ENVIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Modalidade de inscrição: comunicação oral



O artigo científico deve seguir a NBR 6022 da ABNT. A avaliação é cega, portanto, o(s) autor(es) deverão enviar os trabalhos na versão pdf sem os nomes e instituições ou qualquer outra menção que dê indicações do(s) autor(es) e ou instituição(ões), e, outro em versão Word (.doc) completo para ajustá-las às normas de publicação online do Congresso, incluindo a padronização de cabeçalhos e rodapés com o número do ISSN, caso o artigo venha a ser aprovado, após a revisão cega.

A partir da edição de 2017 não haverá o reenvio de artigos corrigidos após os pareceres do Comitê Científico. O artigo será aprovado ou reprovado, sem o condicionamento para alterações, portanto, solicitamos que se atente às normas e ao escopo do Congresso.

O número de autores por artigo científico permitido é de 03 (três), no máximo. E estes devem ser pós-graduados ou estar na pós-graduação. Em caso de dúvida, entrar em contato com a Direção Científica do Congresso, no email: modadocumenta@modadocumenta.com.br.

O(s) autor(es) que tiver(em) os seus trabalhos aprovados deverão enviar o texto integralmente nas exigências da Direção Científica do Congresso. O artigo aprovado será publicado nos Anais do Congresso, se for comunicado presencialmente durante o Evento. As revisões em português, das normas e a tradução, que deverá ser inglês, espanhol, italiano ou francês, serão única e exclusivamente de responsabilidades do(s) autor(es).

 

* O prazo para o(s) autor(es) enviar(em) o texto traduzido para publicação nos anais do evento encerra-se em 15 de maio de 2017.

A publicação dos artigos científicos em formato digital será feita em até 02 (dois) meses após o término do evento, e, só serão publicados os artigos que tiverem sido apresentados em fórum público (Grupos de Trabalhos do Congresso).

 

Observações

* A submissão deverá ser feita no link disponibilizado no site do evento.

– Cada autor poderá inscrever no máximo dois (2) trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria de coautoria;

– Todos os autores, tanto do artigo científico quanto do painel digital, deverão estar inscritos no Moda Documenta e deverão apresentar seus trabalhos nos Grupos de Trabalhos (GTs). Somente receberão certificados sob esta condição;

– As inscrições e envio dos artigos serão realizados pela plataforma disponibilizada no site do Moda Documenta;

– Antes de enviar os trabalhos, certifique-se de que os arquivos não estejam infectados com vírus, examinando-os cuidadosamente, com antivírus atualizado;

– Trabalhos que não atendam as exigências da Direção Científica serão excluídos, pois a aprovação também está condicionada ao trabalho atender às normas de formatação do Congresso.

 

Formato do artigo científico

O artigo científico deve seguir a NBR 6022 da ABNT.

Baixe aqui o Modelo Artigo_Moda Documenta

 

Sobre as avaliações

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

(a) Clareza textual, pertinência temática, precisão conceitual e consecução dos objetivos;

(b) Qualidade da redação;

(c) Organização do texto: ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal;

(d) Originalidade do trabalho e relevância do tema em relação ao escopo do Congresso e mais especificamente ao Grupo de Trabalho selecionado;

(e) Metodologia;

(f) Resultados;

(g) Conclusões;

(h) Contribuição do trabalho para o conhecimento dos temas de referências, avaliado por um comitê científico formado por doutores.

 

Sobre a autoria dos artigos científicos

Cada autor e/ou coautor poderá submeter até 02 (dois) artigos. Se o artigo for aprovado, deverá reapresentá-lo em português e em uma versão em língua estrangeira (espanhol ou francês ou inglês ou italiano), já revisada em boa tradução, conforme mencionado nas normas para o envio do trabalho.

O pagamento será feito por inscrição de participante, independente do número de autores por artigo. Só será fornecido certificado de comunicação oral e publicação ao autor que estiver presente ao Congresso e que faça a sua apresentação.

Sobre a apresentação do Artigo

A comunicação dos artigos poderá ter apresentação digital, em formato de arquivo.pdf, com no máximo 15 slides, em função do tempo da comunicação por Grupo de Trabalho, que será de 15 minutos por artigo.  O tempo será cronometrado e o debate das apresentações serão coordenados pelos(as) professores(as) responsáveis pelos GTs.

Não haverá template padrão para a preparação de sua apresentação, e sim que mencione nome, ano e local do evento. Solicitamos que faça uma apresentação sucinta e fiel ao seu artigo, trabalhando com metodologia científica. E, que enviem os slides de apresentação até o dia 20.05.2017, para o modadocumenta@modadocumenta.com.br

No caso de trabalhos em coautoria, a apresentação do mesmo deverá ser feita por um dos autores, mas a certificação se dará somente aos que estiverem presentes na apresentação, mesmo que somente um apresente, conforme já apontado anteriormente. No caso de autor principal (único), não será permitida a apresentação do trabalho por outra pessoa.

Observação: As salas estarão equipadas com computador, data show e tela. Mas se optar em levar o seu notebook, não se esqueça de trazê-lo completo.

DIRETRIZES PARA ENVIO DE PAINEL DIGITAL

Modalidade de inscrição: painel digital

O Painel Digital é destinado para a apresentação de trabalhos de estudantes da graduação que estejam com pesquisas recém-concluídas ou em andamento de autoria do(a) estudante sem a co-autoria do(a) orientador(a)*. Enquadram-se também os trabalhos realizados por profissionais que não estejam vinculados à instituições museológicas e/ou acadêmicas. O trabalho deverá ser enviado em forma de painel digital (em formato de poster – vide modelo na área Submissões, no site modadocumenta.com.br). Se submetido e aprovado, o painel digital será apresentado na sessão técnica do congresso. Se houver mais do que um estudante na elaboração e apresentação do painel, será fornecida a certificação àquele(s) que apresentar(em) e/ou estiver(em) presente(s) à apresentação, somente.

*O nome do orientador poderá ser mencionado no trabalho mas não deve constar como co-autoria. O orientador, se requerer, receberá um certificado de orientação do trabalho apresentado, mas não será como autor ou congressista.

 

Formato do painel digital

Baixe aqui o modelo do painel digital

Pode ser elaborado em ppt, um slide apenas, contendo:

O logo do Moda Documenta à esquerda e as informações do(a) autor(a), instituição, curso e período cursado. A menção aos orientadores também poderá ser feita abaixo das informações dos autores.

Use este espaço conforme for conveniente para expor seu trabalho. Porém, observe o seguinte:

  • O painel deverá conter nome(s) completo(s) do(s) autor(es) e a instituição da qual faz(em) parte;
  • Deverá conter: Introdução; Objetivos; Materiais e Métodos; Resultados e Discussões; Conclusões e Referências Bibliográficas (no máximo três);
  • Além do texto, poderão ser incluídos figuras e tabelas, todos com legenda;
  • As dimensões do painel-modelo não poderão ser alteradas;
  • As informações precisam ser organizadas no painel de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
  • Texto deve ter tamanho mínimo de 10 pt e a fonte é a Arial Narrow;
  • Dividir o texto em colunas pode ser útil para aproveitar melhor o espaço;
  • Observe uma margem de segurança das bordas de ao menos 0,5 cm;
  • O logo do Moda Documenta deve aparecer no topo esquerdo do painel, conforme observa-se neste modelo;
  • À Comissão Organizadora se reserva o direito de alterar a forma dos painéis enviados, para que os mesmos se adequem às necessidades de configuração.

 

À Comissão Organizadora se reserva o direito de alterar a forma dos painéis enviados para que os mesmos se adequem às necessidades de configuração para a publicação, quando for o caso, nos Anais do Evento.

Sobre a apresentação do Painel Digital

A apresentação do painel digital no Congresso Internacional de Memória, Design e Moda é feita, presencialmente, em uma Sessão Técnica (ST) coordenada pela professora doutora Marly de Menezes.

O arquivo é digital e deve seguir o modelo disponibilizado pela Direção Científica do Congresso.

O tempo de apresentação de cada painel será de 10 minutos.

No caso de trabalhos em coautoria, a apresentação do mesmo deverá ser feita por um dos autores, mas a certificação se dará somente aos que estiverem presentes na apresentação, mesmo que somente um apresente, conforme já apontado anteriormente. No caso de autor principal (único), não será permitida a apresentação do trabalho por outra pessoa.
Observação: As salas estarão equipadas com computador, data show e tela. Mas se optar em levar o seu notebook, não se esqueça de trazê-lo completo.

IMPORTANTE

O(a) autor(a) é aquele que pesquisa e responde por sua produção. No caso de relato de pesquisa que tiver auxílio de alunos graduandos ou pós-graduados, estes deverão ser mencionados em nota de rodapé e não como coautores. Quando o trabalho for de um aluno de graduação ou pós-graduando, o orientador e a instituição deverão ser mencionados abaixo das Referências.