Anais 2017

——- Clique para baixar os ANAIS | versão em português

 

A presente coletânea é fruto do 4o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, ocorrido juntamente com o 7º. Seminário Moda Documenta.

Os Anais do Moda Documenta 2017 apresenta os trabalhos aprovados e comunicados presencialmente durante o Congresso. Intitulamos a publicação de MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design para reiterar a vocação técnico-científica de um evento de moda que pensa a Moda em sua dimensão histórica, antropológica, sociológica, filosófica, semiótica, artística, de produto, tecnológica e museológica.

O tema central do ano 2017 abordou “Memórias da Moda”. A ideia principal foi intensificar o debate em torno da Memória, do Design e da Moda e, trazer saberes e fazeres diversos para pensarmos a diversidade nos modos de vestir. Para que fosse possível, partiu-se dos saberes locais e ampliou-se para os atores sociais dos fazeres diversos em que a moda e o design estão envolvidos, por meio das memórias.

Os resumos, artigos científicos e painéis digitais aqui apresentados darão uma ideia do que vêm sendo produzido por diversos pesquisadores envolvidos com a Memória, o Design e a Moda e de que maneira suas pesquisas relacionam-se com a moda pensada como documento de época e as abordagens que realizam no campo das memórias da moda.

Assim, os Anais possuem 41 artigos científicos e 11 painéis digitais, completando 52 trabalhos aprovados e apresentados em Grupos de Trabalhos e na Sessão Técnica. Os critérios de avaliação seguiram as diretrizes: a) clareza, pertinência e consecução dos objetivos; b) qualidade da redação; c) organização do texto: ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal; d) originalidade do trabalho e relevância do tema; e) metodologia; f) resultados; g) conclusões; h) contribuição do trabalho para o conhecimento dos temas de referências. A avaliação dos trabalhos, em suas diferentes modalidades, foi realizada por um comitê científico formado por 26 professores doutores, de várias instituições nacionais e internacionais.

Após o recebimento dos pareceres, os autores puderam alterar seus artigos para que fossem comunicados durante o 4º. Congresso Internacional de Memória, Design e Moda 2017, e, posteriormente publicados na coletânea Moda Documenta: Museu, Memória e Design – 2017 ISSN: 2358-5269 Ano 4 – Nº 1 – Maio de 20176 em duas versões: português e bilíngue. A publicação é digital e passa a ser divulgada no site do evento: www.modadocumenta.com.br, a partir do dia 30.10.2017. Os Anais do Congresso contêm, portanto, o que foi comunicado da seguinte forma: a) Grupo de Trabalho ou Sessão Técnica; b) Coordenação de GT ou Sessão; c) títulos, autores, instituições e resumos dos trabalhos aprovados e apresentados por sessão.

A edição da publicação MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design é um projeto do MIMo (Museu da Indumentária e da Moda) em parceria com a Estação das Letras e Cores.

Neste momento, agradecemos a todos(as)e os(as) convidamos a ler e refletir conosco.

 

Márcia Merlo

Direção Científica do Seminário Moda Documenta e do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda.

Coordenadora Geral do MIMo | Museu da Indumentária e da Moda