Anais 2016

6o Seminário Moda Documenta.
3 o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda.
Tema: Moda e memória em todos os sentidos

——- Clique para baixar os ANAIS | versão em português

——- Click here to download | english version

 

APRESENTAÇÃO

A presente coletânea é fruto do 3o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, ocorrido juntamente com o 6º. Seminário Moda Documenta. OS Anais do Moda Documenta 2016 apresenta os trabalhos aprovados e comunicados presencialmente durante o Congresso. Intitulamos a publicação de MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design para reiterar a vocação técnico-científica de um evento de moda que pensa a Moda em sua dimensão histórica, antropológica, sociológica, filosófica, semiótica, artística, de produto, tecnológica e museológica.

O tema central do ano 2016 abordou Moda e Memória em todos os sentidos. Isto porque aideia era intensificar o debate em torno da Memória, do Design e da Moda e, ao propor “em todos os sentidos”, abranger os processos de produção e gestão de memórias. Enfocou os modos como são pensadas as relações entre o tempo e a duração das coisas, os sentidos e sentimentos que as perpassam. Além do tempo, propôs-se discutir o lugar (conceitual) da memória. Ao frisarmos a presença/ausência de artefatos, pretendeu-se refletir sobre o que (re)criamos, o que guardamos e porquê o fazemos? O que descartamos e por quê? O que silenciamos e/ou esquecemos? Por quê?

Os resumos, artigos científicos e painéis digitais aqui apresentados darão uma ideia do quevêm sendo produzido por diversos pesquisadores envolvidos com a Memória, o Design e a Moda. Assim, os Anais possuem 52 artigos científicos e 07 Paineis Digitais, completando 59 trabalhos aprovados e apresentados em Sessões Temáticas e Técnica. Os critérios de avaliação seguiram as diretrizes: a) clareza, pertinência e consecução dos objetivos; b) qualidade da redação; c) organização do texto: ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal; d) originalidade do trabalho e relevância do tema; e) metodologia; f) resultados; g) conclusões; h) contribuição do trabalho para o conhecimento dos temas de referências.

A avaliação dos trabalhos, em suas diferentes modalidades, foi realizada por um comitê científico formado por 28 professores doutores, de várias instituições nacionais e internacionais. Após o recebimento dos pareceres, os autores puderam alterar seus artigos ou painéis, criar uma versão bilíngue e reenviá-los à direção científica do Congresso. Após a comunicação oral dos trabalhos, esses foram organizados nos Anais do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda 2016, em formato digital e publicados em formato completo no site do evento: www.modadocumenta.com.br, a partir do dia 30.06.2016.

Os Anais do Congresso contêm, portanto, o que foi comunicado da seguinte forma: a) sessão temática ou técnica; b) coordenação da sessão; c) dia, hora e ordem da apresentação; d) local em que ocorreu a Sessão; e) títulos, autores, instituições e resumos dos trabalhos aprovados e apresentados por sessão.

A edição da publicação MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design é um projeto do MIMo (Museu da Indumentária e da Moda) em parceria com a Estação das Letras e Cores.

Neste momento, agradecemos a todos(as)e os(as) convidamos a ler e refletir conosco.

Márcia Merlo
Direção Científica do Seminário Moda Documenta 
e do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. 
Coordenadora Geral do MIMo | Museu da Indumentária e da Moda


——————————————————————————————————————–

Para referenciar um trabalho publicado nos ANAIS, utilize o modelo abaixo. Ele segue as normas da ABNT. Observe que os dados entre [ ] também devem ser preenchidos:
SOBRENOME, Nome autor/a. In: MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design 2014. Anais do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, Curitiba, 2016. São Paulo: MIMo/Estação das Letras e Cores Editora, Ano 3. n 01. v. 01. p. [XX-XX].