Anais 2015

5o Seminário Moda Documenta.
2 o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda.
Tema: Traje e memória: acervos, narrativa, design e tecnologias.

—– Clique para baixar a publicação completa | português

—– Click here to download the full version | english

 

Apresentação

A presente coletânea é fruto do 2o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, ocorrido juntamente com o Seminário Moda Documenta, que está no quinto ano de existência.

Intitulamos a publicação de MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design para reiterar a vocação técnico-científica de um evento de moda que pensa a Moda em sua dimensão histórica, antropológica, sociológica, filosófica, semiótica, artística, de produto, tecnológica e museológica.

Conta com 50 artigos científicos de pesquisadores de diversos estados do país, trabalhando em entidades brasileiras, e internacionais. Esses artigos foram aprovados por um comitê científico composto por professores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, além de museus. Optamos também pela publicação de 09 pôsteres digitais, contemplando a apresentação de vários estudos em formato de painel temático, igualmente avaliados.

O tema central do ano 2015 abordou: Traje e Memória: acervos, narrativas, design e tecnologias.

Buscamos entender como os modos de vestir e viver apresentam singularidades, tendo na moda um mecanismo de produção simbólica e elementos constituintes da diversidade cultural. Procuramos refletir sobre os aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos e estéticos contidos na indumentária e na moda – na produção dos têxteis, nos processos de design e em outras apropriações possíveis desveladas desde o ato do consumo até o uso das roupas e acessórios, de forma a trazer para o universo acadêmico e em âmbito social, um panorama complexo de práticas socioculturais em torno da Moda.

Os artigos aqui apresentados darão uma ideia do que vêm sendo produzido por diversos pesquisadores envolvidos com a Memória, o Design e a Moda. Foram organizados nesta publicação de acordo com as apresentações durante o Congresso, ou seja, em Sessões Temáticas, sendo estas: Artefatos que contam histórias; Design, Moda e Cultura Digital; Fotografia, Cultura Visual e Moda; História da Indumentária e da Moda; Memórias: Design, Moda e Cidade; Moda e Museu; Moda e Sociedade: percursos diversos; Os trajes e suas expressões sociais/ artísticas/ religiosas, adensando ainda mais o debate em torno da cultura (i)material no viés do patrimônio cultural e de suas múltiplas possibilidades analítico-reflexivas.

Criou-se a Sessão Técnica para a publicação dos pôsteres digitais.

A edição da publicação MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design é um projeto do MIMo (Museu da Indumentária e da Moda) em parceria com a Estação das Letras e Cores.

Neste momento, agradecemos a todos(as)e os(as) convidamos a ler e refletir conosco.

Márcia Merlo
Direção Científica do Seminário Moda Documenta
e do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. 
Coordenadora Geral do MIMo | Museu da Indumentária e da Moda

 

Para referenciar um trabalho publicado nos ANAIS, utilize o modelo abaixo. Ele segue as normas da ABNT. Observe que os dados entre [ ] também devem ser preenchidos:

SOBRENOME, Nome autor/a. In: MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design 2015. Anais do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, São Paulo, 2015. São Paulo: MIMo/Estação das Letras e Cores Editora, Ano 2. n 01. v. 01. p. [XX-XX].