Anais 2014

 4o Seminário Moda Documenta. 

1 o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. 

Tema: Museu, Memória e Design

A presente publicação é fruto do I Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, ocorrido juntamente com o Seminário Moda Documenta, que está no quarto ano de existência.

Intitulamos a publicação de MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design para reiterar a vocação técnico-científica de um evento de moda que pensa a Moda em sua dimensão histórica, antropológica, sociológica, semiótica, artística, de produto, tecnológica e museológica.

Conta com 29 artigos científicos, de pesquisadores de diversos estados do país, trabalhando em entidades brasileiras e internacionais, artigos esses aprovados por um comitê científico composto por professores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, além de museus. Optamos, também, pela publicação dos pôsteres digitais, contemplando a apresentação de vários estudos em formato de painel temático, igualmente avaliados.

O tema central do ano de 2014 foi Indumentária: conceituação, documentação e exposição em meios físicos ou digitais. A ideia era trazer a público a importância de discutir o que vem sendo estudado em torno da indumentária, e também de restauro e conservação têxtil. Investigando se há pesquisas abordando a temática e se há atuação profissional lidando com acervos têxteis no país. Focamos em experiências de museus, sejam estes de traje ou não, nos estudos do vestuário, por meio de unidades museológicas, acervos fotográficos físicos, físico-digitais ou digitais, e em metodologias de catalogação e expositivas.

Os artigos aqui apresentados darão uma ideia do que vem sendo produzido por diversos pesquisadores envolvidos com a Memória, o Design e a Moda. Esses trabalhos foram organizados nesta publicação de acordo com o critério que agrupou as exposições durante o Congresso nas seguintes Sessões Técnicas: História da Indumentária e da Moda; Acervos Têxteis (físicos, físico-digitais, digitais); Artefatos que Contam Histórias; Memórias: Design, Moda e Cidade; Design, Moda e Cultura Digital; Fotografia, Cultura Visual e Moda; Os Trajes e suas Expressões Sociais/Artísticas/Religiosas. Isso permitiu adensar ainda mais o debate em torno de nosso patrimônio cultural e de suas múltiplas possibilidades analítico-reflexivas.

A edição da publicação MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design é um projeto do MIMo (Museu da Indumentária e da Moda) em parceria com a Estação das Letras e Cores. 

Neste momento, agradecemos a todos e os convidamos a ler e refletir

conosco.

Márcia Merlo

Direção Científica do Seminário Moda Documenta e

do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda.

Coordenadora Geral do MIMo | Museu da Indumentária e da Moda.

 

CLIQUE PARA BAIXAR A VERSÃO COMPLETA DAS PUBLICAÇÕES EM PDF
CLICK TO DOWNLOAD THE FULL VERSION IN PDF

 

Para referenciar um trabalho publicado nos ANAIS, utilize o modelo abaixo. Ele segue as normas da ABNT.

Observe que os dados entre [ ] também devem ser preenchidos.

SOBRENOME, Nome autor/a. In: MODA DOCUMENTA: Museu, Memória e Design 2014. Anais do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, São Paulo, 2014. São Paulo: MIMo/Estação das Letras e Cores Editora, Ano 1. n 01. v. 01. p. [XX-XX].